A promessa de perder 12 kg num novo programa de emagrecimento e a oferta quase irrecusável, mas inacreditável: adquirir a famosa caneta emagrecedora Mounjaro pelo valor de apenas R$ 97,00. Tudo isso num perfil aparentemente confiável de uma médica: @dra.renatabaumer, com postagens apresentando conteúdos com qualidade e usando a marca da famosa rede de farmácias Drogasil.
Numa das postagens a foto da Drogasil com a legenda falando sobre um “novo programa social em parceria com a farmácia”. Em outra, uma jovem vestindo o uniforme da Drogasil aparece falando sobre a “facilidade de acesso a uma solução moderna, com valor simbólico disponível apenas para quem for elegível após uma verificação rápida”, o que leva os seguidores e internautas alcançados pelo conteúdo patrocinado a fazerem um cadastro on line.
Nos comentários das postagens pessoas perguntando se “é verdade mesmo?”. Outras já apontando golpe e fraude e até percebem que o vídeo parece manipulado ou criado por IA. Alguns, porém, confirmando que realizaram cadastro e pagamento.
Diante das promessas do perfil impulsionado, o BNews Natal procurou a Drogasil para confirmar o tal “programa social do Mounjaro a R$ 97,00”. E a resposta da rede de farmácias confirma o golpe com uso indevido da marca.
“Não reconhecemos esse link e essa campanha não é oficial da Drogasil ou outras marcas do Grupo RD Saúde. Por isso, recomendamos sempre acessar nossas plataformas oficiais (site ou APP), que têm selo de verificação e é por onde você consegue checar quais promoções ou campanhas estão em andamento, tudo bem?”.
Enquanto isso, internautas seguem tentando denunciar o perfil fake e o golpe nos comentários. Já outros caem na cilada e utilizam o portal Reclame Aqui para tentar reaver o dinheiro pago.
Uma pessoa de Itaquaquecetuba, em São Paulo, registrou a ocorrência esta semana, sobre propaganda enganosa e querendo reembolso. Já no próprio perfil que oferece a "oferta" no Instagram, até funcionários da Drogasil já começaram a comentar alertando os seguidores sobre o golpe. Uma internauta alerta: "Tá usando a imagem da minha amiga"; outros pedem que "denunciem o perfil".