A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Bonitas, realizou, nesta quinta-feira (27), o I Fórum Municipal de Oncologia na Saúde do Homem em Natal. O momento faz parte das ações do Novembro Azul na capital e reuniu cerca de 90 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do município com o intuito de aprimorar o olhar e o cuidado na área da oncologia e no acolhimento à saúde integral do homem.
Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde do Homem da SMS Natal, reforça a importância da qualificação para os profissionais sobre o cuidado do homem com câncer e a saúde deles. “Reunimos profissionais de diversas áreas, foi um momento de troca de conhecimentos e tenho certeza de que todo mundo saiu daqui com um olhar diferente, tanto para a oncologia quanto para a saúde geral do homem”, disse.
A presidente e fundadora do Instituto Bonitas, Adilza Holanda, agradece a parceria com a SMS Natal para o desenvolvimento do evento. “Com o apoio da secretaria de saúde, hoje estamos dando esse passo importantíssimo para Natal, para o município e para a nossa população. O Bonitas já faz um belo trabalho acolhendo a mulher, a família, e agora estamos acolhendo também esse homem”, falou.
No ano de 2025, já foram registrados 456 casos de óbito por neoplasias (tumores) em homens no município; em 2024 foram 515, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS Natal. O primeiro momento do dia abordou a “Prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de próstata, pênis e pele”, ministrado pelo médico e especialista em oncologia clínica, Rodrigo Jerônimo, que apresentou os cuidados que devem ser observados com alguns dos tipos de câncer mais comuns que atingem o público masculino.
O fórum seguiu com a palestra “Saúde emocional e ansiedade masculina”, realizada pelo psicólogo Helder Viana e mediada pela também psicóloga Franciane Viana, abordando os cuidados com a saúde mental e emocional dos moradores da capital.
O terceiro painel discutiu a “Alimentação e atividade física: papel do estilo de vida na prevenção e no tratamento oncológico”, trazendo a nutricionista especialista em oncologia, Kika Rodrigues, e o educador físico especialista em oncologia, Carlos Alves, para discutir sobre o tema com a mediação da fisioterapeuta e colaboradora no Instituto Bonitas, Andrezza Viana.
Finalizando o dia, os profissionais puderam conhecer o “Panorama do Câncer na Saúde do Homem no município: Cenário político e social”. A responsável técnica pelo Núcleo de Saúde do Homem da SMS Natal trouxe os dados de casos registrados no município e dos projetos desenvolvidos nos territórios. A mesa contou também com a presença da vereadora e membro da Comissão de Saúde, Camila Araújo.
Novembro Azul em Natal
A campanha Novembro Azul tem como objetivo promover o cuidado integral da saúde do homem, estimulando o acolhimento, a prevenção e o autocuidado. A iniciativa reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, redução do consumo de álcool, abandono do tabagismo e o uso de preservativos nas relações sexuais.
Durante todo o mês, o município realiza ações voltadas para promover o bem-estar físico, mental e emocional dos homens, incentivando a busca por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).c
