O atual presidente, Lula (PT), surge em segundo lugar, com 25,0% e em terceiro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 7,2%.
Outros pré-candidatos apresentados aos eleitores obtiveram os seguintes percentuais – Ciro Gomes, do PSDB, 3,6%; o governador de Minas Geraism Romeu Zema (NOVO), 0.8%; governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), 0,6% e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), 0,2%.
Os eleitores que não souberam dizer são 12,4% e não votariam em nenhum candidato, 8,8%.
Em outro cenário com as citações de cinco nomes, a liderança continua sendo de Jair Bolsonaro, 46,6% e em seguida, Lula, 25,2%; Ciro Gomes, 4,2%; Ronaldo Caiado, 2.0% e Ratinho Júnior, 0,6%. Indecisos, 13,2% e nenhum candidato, 8,2%.
Rejeição do PT
Os eleitores de Parnamirim avaliam de forma negativa as administrações do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil e no Rio Grande do Norte, mostra pesquisa do Instituto Consult, com destaque para a desaprovação governo Fátima Bezerra por 69,6% dos 500 entrevistados.
De acordo com a sondagem feita em 2 de agosto, apenas 13,6% dos parnamirinenses o governo Fátima Bezerra, enquanto não souberam diz 16,8%.
O mesmo ocorre em relação ao desempenho da gestão do presidente Lula para o Brasil. A desaprovação é de 57,2% e o índice de aprovação chega a 28,6%. Os eleitores que não souberam dizer são 14,2%.
A pesquisa de opinião pública Consult também ouviu os eleitores do município, situado na Região Metropolitana de Natal (RMN) sobre a administração da prefeita Professora Nilda (SDD), que é filiada ao partido Solidariedade.
Na contramão das gestões do PT em nível de país e do Estado, os eleitores avalia, como positiva a administração da prefeita, o índice de aprovação é de 33%, superando desaprovação, que é de 24,2%. Os eleitores que não souberam dizer são 42,8%.
Identificação partidária
A Consult Pesquisa ainda sondou os eleitores a respeito da preferência ou identificação com os partidos políticos brasileiros.
Segundo a pesquisa, a maioria dos eleitores (19,60%) de Parnamirim identifica-se com o Partido Liberal (PL), que é presidido no Rio Grande do Norte pelo senador Rogério Marinho e tem como seu presidente de honra o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.
Em segundo lugar a preferência é pelo PT, com 11,80%, legenda da governadora Fátima Bezerra e do presidente Lula.
Mais atrás, quatro partidos têm a preferência de 0,40% dos eleitores de Parnamirim, como é o caso do MDB, partido dirigido no Estado pelo vice-governador Walter Alves, além do PSDB, Podemos e União Brasil, que é o partido dos prefeitos Paulinho Freire, em Natal e Allyson Bezerra, em Mossoró. A surpresa é o PSOL, legenda citada por 0,20% dos eleitores.
No entanto, a grande maioria dos eleitores – 40,60%, não se identifica com nenhuma agremiação politica e outros 26,20% não souberam dizer.
Outros cinco partidos mencionados aos entrevistados, não receberam pontuação: PSB PSD, PP, PC do B e Republicanos.
A área de abrangência ou de investigação da pesquisa, foi formada pela população eleitoral de Parnamirim, distribuída em toda a área geográfica da cidade, representado por 17 bairros/localidades.
Erro amostral: os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 4.3%, com confiabilidade de 95%.
Dos 500 eleitores entrevistados, 45,60% eram homens e 54,40% mulheres.