.

08 agosto 2025

Policiais do RN cumprem 30 mandados e somam 15 presos no primeiro dia da operação Nordeste Integrado

 


Ação une forças de segurança pública de oitos estados da região em operação inédita de combate à criminalidade nas divisas 

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) divulgou nesta manhã um balanço da Operação Nordeste Integrado, que começou nas primeiras horas da quinta-feira (07) e se estende até o final desta sexta (08). A ação, inédita, reúne agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte e de mais sete estados. A missão é o combate à criminalidade nas divisas da região.  

Até o momento, somente nas atividades realizadas por policiais civis e militares do RN, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Ao todo, somando os flagrantes, 15 pessoas foram detidas. As ordens judiciais foram cumpridas em cidades localizadas nas divisas do RN com o Ceará e do RN com a Paraíba. Armas e drogas também foram apreendidas. 

“Este é um esforço conjunto, que envolve inteligência, tecnologia e integração. É importante para a sociedade, para dar mais segurança à população", ressalta o titular da SESED, coronel Francisco Araújo.  

Operação Nordeste Integrado 

A operação Nordeste Integrado mobiliza mais de 5.900 agentes de segurança pública em ações simultâneas nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. Ao todo, foram expedidos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão. 

A ação reafirma o compromisso com o fortalecimento da segurança pública regional. O foco é combater o avanço de organizações criminosas interestaduais, com reforço de patrulhamento, cumprimento de mandados judiciais e apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos, além de reduzir a criminalidade nas áreas de fronteira estadual, especialmente homicídios, tráfico de entorpecentes e armas, roubos e furtos de veículos e cargas.  

As ações são baseadas em análises prévias de manchas criminais, garantindo maior efetividade nos territórios mais vulneráveis.