.

23 outubro 2025

Estudantes de São José pedem socorro: "Transporte precário coloca vidas em risco e sonhos em espera"


A luta dos estudantes do município de São José de Mipibu não começou agora, há anos que a secretaria e a prefeitura negam o olhar e o cuidado com os estudantes das universidades, nós somos ignorados e escanteados a todo o tempo. 

Poderíamos dizer que há um descaso com a segurança, conforto e educação dos estudantes de São José, mas já deixou de ser apenas isso a um bom tempo, o que está acontecendo agora mais parece um projeto de degradação e desprezo com os estudantes. Os estudantes a cada dia mais são submetidos a humilhação de se espremer e se machucar nos ônibus escolares, ônibus escolares esses que estão totalmente desregulados e sucateados. 

Essa semana mesmo um dos ônibus, no período da noite, quase sofreu um acidente muito grave devido a falta de cuidado, uma das rodas do automóvel simplesmente saiu enquanto esse estava em movimento, imaginem os danos causados se esse ônibus estivesse lotado de pessoas em pé e amontoadas nos bancos, como seria? Felizmente esse foi um dia atípico para os ônibus de São José e não haviam tantos alunos, o que não é a realidade dos ônibus do período matutino, em que enfiam mais e mais alunos e nunca vem vazio, nem minimamente agradável.

Eu gostaria que todos parassem para refletir, se fosse um filho de alguém com poder indo e voltando em pé nesse ônibus, dia após dia, algo seria feito? Se fosse o filho de alguém com poder se queixando de dores nas costas e pernas por ser forçado a se enfiar num banco com outras duas pessoas adultas todos os dias, algo seria feito mais rápido? Lembrando aqui que o banco desses escolares é feito para carregar até no máximo três CRIANÇAS, não há condição nenhuma de três adultos ou mais se acomodarem.

Meu objetivo com esse texto é desabafar e pedir ajuda por mudanças, pois reclamar diretamente com as secretarias não teve resultado algum até então. Faz mais de um mês que o contato que nos passaram não dá retorno, nos deixando no completo vácuo de informações. E os responsáveis? Continuam sorrindo, confortáveis, tirando foto e postando, enquanto os jovens e adultos da cidade que querem um futuro melhor, por meio do estudo, são tratados com desdém e ignorância.