.

07 fevereiro 2026

Sistema do Pix é normalizado após instabilidade neste sábado (7)

 
                      


Usuários de diferentes regiões do país relataram dificuldades para realizar pagamentos e transferências via Pix ao longo da manhã deste sábado (7). A instabilidade gerou reclamações nas redes sociais e aumento no número de queixas registradas em sites de monitoramento de serviços.

No início da tarde, o sistema já havia sido normalizado. A CBN testou operações em três bancos e não encontrou problemas. O Nubank, uma das instituições impactadas, informou que a falha foi totalmente solucionada.

O Itaú confirmou que o Pix ficou fora do ar por causa de uma falha em um fornecedor externo ao banco, que afetou outras instituições financeiras. Por volta das duas da tarde, as transferências já funcionavam no aplicativo, embora ainda houvesse instabilidade na emissão de comprovantes.

Entre os bancos mais citados nas reclamações estavam Nubank, Itaú, Santander, Inter e Bradesco. A CBN aguarda posicionamento dessas instituições sobre a normalização completa do serviço. 
Até o momento, o Banco Central — responsável pela infraestrutura do sistema — não respondeu aos questionamentos.

Criado em 2020, o Pix é atualmente o principal meio de pagamento do país. Em 2024, o sistema registrou quase 64 bilhões de operações, superando, sozinho, o volume somado de transações com cartões de crédito, débito, pré-pagos, boletos e cheques.